Leasing ou assinatura: qual opção é mais vantajosa?
Por muito tempo, a aquisição de um veículo foi o sonho de muitas pessoas. Porém, com o valor dos carros cada vez mais alto e novas alternativas de mobilidade, o desejo por um veículo particular tem sido substituído. Hoje, a tendência é o leasing ou Assinatura de Carro.
Por muito tempo, a aquisição de um veículo foi o sonho de muitas pessoas. Porém, com o valor dos carros cada vez mais alto e novas alternativas de mobilidade, o desejo por um veículo particular tem sido substituído. Hoje, a tendência é o leasing ou Assinatura de Carro.
“O quê?”, você pode perguntar. Afinal, talvez nunca tenha ouvido falar. Então é por isso que estamos aqui: para te ajudar a entender esses dois serviços e qual deles pode ser mais vantajoso para o seu bolso.
Primeiro, o leasing
O leasing ou, na tradução, “arrendamento mercantil” é uma operação similar ao aluguel. De um lado, fica o arrendador (normalmente uma instituição financeira) e, do outro, o arrendatário (o cliente). A principal diferença é a possibilidade que a pessoa tem de comprar o bem no final do contrato.
Portanto, o arrendador faz a compra de algum bem específico e se torna seu proprietário, mas durante o período de contrato do leasing, “arrenda” esse bem para um cliente. Em outras palavras, no leasing, o cliente aluga um imóvel, um carro ou outro bem comprado pela instituição e, quando o contrato acabar, tem três possibilidades: renovar o acordo, devolver ou comprar aquele bem.
No mercado, encontramos dois tipos: o financeiro e o operacional:
- No leasing financeiro, o prazo de vencimento costuma ser maior e o arrendatário tem a possibilidade de adquirir o bem por um valor pré-estabelecido.
- No leasing operacional, além de dar uma entrada de no mínimo 20% do valor do bem arrendado, o locatário precisa pagar os custos operacionais do veículo. No geral, esta é uma opção mais indicada para Pessoas Jurídicas (PJ), uma vez que o custo do aluguel não consta como patrimônio e pode ser desconsiderado do imposto de renda.
Qual a diferença em relação a Assinatura de Carro?
Se você chegou até aqui, pode estar se perguntando qual a diferença entre o leasing e a assinatura de carros. Afinal, nos dois, você pode ter um carro mediante contrato.
Contudo, o carro por assinatura é contratado para Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ), por meio de locadoras de veículos. São elas que determinam as opções de negociação, proporcionando maior flexibilidade e tranquilidade durante a locação.
Na assinatura, o interessado deve selecionar o modelo, a cor e a categoria (Econômico, Sedan, SUV, Executivo ou Caminhonete) do veiculo desejado. Também precisa definir o tempo de contrato (de 12 a 48 meses) e a quilometragem que deseja rodar por mês (500 a 3.000 km).
Em seguida, o carro escolhido é comprado na montadora e entregue para o contratante, que terá toda a experiência de dirigir um 0km.
Durante o tempo de contrato, ele também não precisará lidar com custos de documentação, impostos (IPVA, DPVAT), troca de pneus, manutenção, revisões e seguro. Além disso, ainda terá direito á assistência 24h.
Para fazer a assinatura, é super simples! Basta ser maior de 21 anos, ter uma renda compatível com a mensalidade e possuir uma CNH válida.
Quer entender muito mais sobre a Assinatura de Carro? Clique aqui! 😀
Então, leasing ou assinatura?
Resumindo, existem duas diferenças principais entre os modelos de contrato. Por um lado, no leasing, o locatário tem a opção de comprar o veículo no fim do contrato (o que não acontece na assinatura). De outro lado, ele precisa arcar com todos os custos operacionais do carro, e não apenas a mensalidade.
A assinatura também oferece outras vantagens como:
· A burocracia é menor — é a locadora que arca com imposto, documentação, seguro etc;
· O custo com o aluguel é inferior ao de um financiamento — de acordo com a estimativa da Porto Seguro, assinar um carro pode sair até 24% mais barato que um financiamento;
· É possível andar de carro zero todo ano — se o locatário optar pela assinatura de 12 meses, ao final do contrato poderá devolver o carro e assinar outro 0KM de sua preferência.
· Não há risco de depreciação — ao contrário do que ocorre quando você compra um carro, por meio da assinatura, não haverá perdas econômicas por conta da depreciação natural do veículo, pois a locadora fica responsável pela revenda.
E aí, ainda tem dúvidas sobre como a assinatura de carros pode ser vantajosa para você? Na byecar, você descobre como funciona esse novo conceito de mobilidade e de que forma você consegue entrar nessa onda!
Tô achando interessante !