Entenda por que as pessoas estão deixando de comprar um carro

Comprar um carro deixou de ser uma opção vantajosa. No cenário atual, conquistar um veículo é um verdadeiro desafio, já que os preços parecem subir mais e mais a cada ano. Entenda o porquê.

É difícil encontrar alguém que não tenha planos para comprar um carro no futuro ou que já esteja se programando para obtê-lo em breve. Porém, no cenário atual, conquistar um veículo 0km é um verdadeiro desafio, já que os preços parecem subir mais e mais a cada ano.

E, no fim das contas, qual a razão dessa alta no valor dos carros?

Comprar um carro tem deixado de ser uma opção vantajosa. Entenda o porquê.


Crise dos semicondutores e seus impactos para quem quer um carro novo

O aumento constante no valor dos carros novos e seminovos é reflexo de vários motivos. Entre os protagonistas, está a crise de semicondutores (materiais que conduzem corrente elétrica, fundamentais para a produção de chips para veículos), os altos custos de produção e a inflação mundial.

Nos últimos anos, a pandemia da COVID-19 impactou vários setores da economia, inclusive na indústria automobilística. Todas as montadoras tiveram ao menos uma paralização total de sua produção nos últimos 2 anos, especialmente pela falta de semicondutores, os quais são requisitados por setores que antes não faziam tanto uso deles (como a da saúde). O resultado foi uma crise de matéria-prima e a redução na oferta de carros novos no mercado.

Outro fator bem relevante foi o aumento de compostos fundamentais na produção de novos veículos, como aço, borracha, petróleo e alumínio. O aço subiu 45% desde 2020, a borracha 30%, o alumínio 75% e o petróleo 330%.

Por outro lado, os derivados do petróleo estão associados diretamente à cadeia de produção dos veículos, estimulando o aumento do produto final e do preço dos combustíveis.

Quer saber TUDO sobre a Assinatura de Carro? Clique aqui e saiba mais! 😀

Preço do dólar fez o valor dos carros subir consideravelmente

Além disso, o preço do dólar dificultou e muito a vida de quem quer comprar um carro. Considerando que a moeda dos Estados Unidos subiu 20% desde 2020, a consequência sobre os veículos foi inevitável. A inflação também tem sua parcela de culpa. Ela está acontecendo no mundo inteiro e virando uma bola de neve, que afeta toda a cadeia produtiva.

Outro setor que aumentou expressivamente foi o de frete marítimo. Marcado por uma alta de 5,7 vezes, ele trouxe o custo de produção direto para o bolso do consumidor.

Por fim, mas não menos importante, a demanda de seminovos explodiu. Afinal, com o preço dos carros 0Km lá em cima, o brasileiro partiu pra segunda alternativa.

E como os veículos de concessionária não podem ficar mais baratos que os seminovos, o preço deles aumentou junto.

Qual a saída para quem quer comprar um carro?

O momento não está propício para quem deseja comprar um carro. Mas existem outras formas de ter um 0km. Muitas pessoas, inclusive, já estão migrando para a solução que exige menos do bolso: a assinatura de carro.

Essa alternativa nada mais é que um contrato de locação de longo prazo (acima de 12 meses). Ela é chamada assim porque um carro 0km é utilizado exclusivamente por um único cliente durante todo o contrato.

É ele quem decide o modelo, a cor e o tempo de uso, além de escolher a quilometragem que será utilizada todos os meses. O carro, então, é entregue com toda documentação paga. Estamos falando do emplacamento, IPVA, Licenciamento e DPVAT. O contrato prevê ainda proteção (seguro), assistência 24h, troca de pneus e revisões incluídas na mensalidade. 

O carro por assinatura vem se mostrando uma opção muito atrativa para quem não quer gastar todas as suas economias de uma vez ou pedir dinheiro emprestado.

Com esse crescimento expressivo, a byecar tem se destacado por proporcionar uma experiência personalizada, humanizada e atrativa para os seus clientes, centralizando as melhores condições de carro por assinatura em um só lugar com cobertura nacional e atendimento 100% online.

| Website

Founder e CEO da byecar

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!